13.9.07

Normas de Resenha de Livros do Pró-Concurso

Uma das minhas intenções ao criar este blog foi ter uma razão para me forçar a estudar determinados assuntos de que não gosto e a ter um motivo para, reiteradamente, ler os informativos do STF e do STJ. Me sinto na obrigação moral de fazer estes posts, e, via reflexa, acabo estudando, lendo os informativos e buscando dicas que servem também para mim. Enfim, tento me tornar um concurseiro melhor.

Uma das coisas que tinha me decidido a fazer é postar resenhas de livros. Todo mundo vive pedindo indicações de livros para ler para determinado concurso. Sou da opinião que você tem que ler sempre um livro que traga algo novo para você e cuja leitura seja agradável. Mas não é lá muito uma área em que dê para sair experimentando muito em virtude das nossas sérias restrições orçamentárias.

Só que não vou resenhar estes livros de qualquer maneira. Pretendo me impor desde já uma série de regras e um método, que delineio a seguir:

1. Acaso eu receba algum tipo de patrocínio para a realização da resenha (envio de livro gratuitamente pela editora, por exemplo), este fato será informado aos leitores em destaque, já que creio que isto influencie o ânimo de quem elabora a resenha. Da mesma forma, qualquer fato que possa influenciar no meu ânimo, informarei.

2. Só faço resenhas de livros que li de capa a capa. Não vou recomendar ou baixar o sarrafo em algo que não li por inteiro, ou, pior ainda, não li.

3. As resenhas trazem unicamente as minhas impressões pessoais sobre o material e sobre a sua utilidade para concursos públicos. Você pode ter uma impressão completamente diferente quando ler o livro. Eu mesmo posso ter ao reler a obra posteriormente (coisa que já aconteceu).

4. A resenha será acompanhada de um quadro INFORMAÇÕES IMPORTANTES ao final da resenha apresenta algumas características que entendo interessantes do livro, como:
  • a edição resenhada;
  • o ano;
  • valor que paguei pelo livro;
  • número de páginas - inclusive indicando quantas são de efetiva doutrina, quantas são de legislação;
  • Tempo de leitura - é o tempo que demorei para estudar detidamente a obra e pode variar consoante meus compromissos pessoais. Em suma, é o tempo que uma pessoa em condições normais leva para ler a obra;
  • Grau de dificuldade da linguagem - Graduada em: Muito Acessível, Acessível, Padrão, Difícil, Muito Difícil e Só com criptografia;
  • Profundidade da abordagem da matéria com nota de 1 a 10;
  • Utilidade para concursos públicos, com nota de 1 a 10 - a relação de utilidade para concursos da matéria abordada na maneira como é exposta pelo Autor. Um excelente autor pode fazer um livro muito profundo e de linguagem acessível mas que serve pouco ou quase nada para concurso;
  • Custo/Benefício - razão entre a utilidade e o valor do livro;
  • Avaliação Geral - também com nota de 1 a 10.
5. A finalidade do quadro de Informações Importantes é facultar ao leitor uma comparação da obra apontada com outras também aqui resenhadas.

5. Enviarei para a Editora ou para o Autor o post sobre o livro. Assim, se de interesse, publicarei logo abaixo da resenha o comentário do autor/editora ipsis litteris, facultando assim o direito de resposta, se desejado.

6. Utilizem o sistema de comentários para apresentar eventuais dúvidas e considerações sobre a obra. Enfim, Opinem e debatam! Essa é a essência da Web 2.0. Comentários e Críticas pertinentes sobre a obra serão colocados no corpo do post principal, sendo dados os devidos créditos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este espaço é muito importante, já que contribui bastante com aqueles que estão querendo se aprofundar nos estudos e, por isso, gostaria de postar a seguinte resenha:

Conjuntura de texto apresenta ao público-leitorinteressado no estudo da Língua Portuguesa e em renovar as suas práticas de leitura e de produção de textos questões, relativas ao estudo em foco por meio de texto, visto que se o texto atualmente, é importante, no futuro, devido à modernidade que avança, de modo veloz, terá maior relevância, pois o estudo por meio de textos demonstra embasamento lingüístico que exige o ângulo da compreensão, da praticidade, contribuindo para que o leitor se torne um agente ativo, capaz de ler, compreender e aplicar em suas práticas os conhecimentos expostos nesta obra.
As questões são trabalhadas nos percursos textuais, ou seja, inseridas nos textos, acontecendo comentários acerca destes e exercícios, produzindo um estudo compreensivo e pragmático, evitando uma análise isolada, superficial e classificatória.
Assim, este livro visa contribuir com o estudo da Língua Portuguesa, servindo como instrumento para todos que estejam empenhados no referido estudo.

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